ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL | Dia Mundial da Saúde Bucal

Neste 20 de março é celebrado o Dia Mundial da Saúde Bucal, instituído pela Federação Dentária Internacional (FDI).


11/03/2019 ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL

Neste 20 de março é celebrado o Dia Mundial da Saúde Bucal, instituído pela Federação Dentária Internacional (FDI). É uma excelente oportunidade de lembrar que a saúde da sua boca tem ligação com o estado geral do organismo, com estética e até com autovalorização.

Quem tem todos os dentes em bom estado possui uma autoestima melhor, ganha confiança e se comunica sem vergonha de abrir a boca. Com isso, tem ganhos claros nas relações interpessoais, com resultados melhores no amor, na amizade e no trabalho. Mas é na questão da saúde que cuidar dos seus dentes adequadamente pode gerar benefícios ainda maiores à qualidade de vida. Você sabia que o simples fato de escovar os dentes duas vezes por dia reduz o risco de um problema cardíaco?

Outra informação importante trazida pela ciência é que os diabéticos precisam ter um cuidado maior com a dentição. Isso porque ter altos níveis de glicose (uma característica da diabete) na sua saliva pode contribuir para a proliferação bacteriana, provocando cáries e problemas na gengiva. Pacientes com diabete também são susceptíveis a infecções fúngicas na boca porque podem ter o fluxo salivar diminuído e os já mencionados níveis altos de glicose na saliva. Por outro lado, estudos apontam que há melhoras nas taxas de glicemia após o tratamento dos dentes. Quanto melhor a saúde bucal do diabético, melhor será seu controle da glicemia.

 

DOENÇA PERIODONTAL

No Japão, onde a população apresenta alta expectativa de vida, a doença periodontal (que pode incluir inflamação nas gengivas, sangramento, tártaro, perda de tecido ósseo e mau hálito) tem sido prioridade nos programas de saúde bucal para adultos e idosos, por ser avaliada como a principal causa de perda de dentes nessas fases da vida.

Entre os fatores de risco para a doença periodontal, há aqueles que são modificáveis: o fumo, as condições socioeconômicas, a higiene bucal, a nutrição e o estresse. Já os não modificáveis são relacionados a fatores genéticos e doenças sistêmicas, especialmente a diabete. A ciência ainda tem estudado a possibilidade de a doença periodontal ser um fator de risco para problemas cardiovasculares, infecções pulmonares, controle metabólico da diabete e o nascimento de bebês prematuros e de baixo peso.

Para evitar ou tratar problemas como a doença periodontal e também para promover a saúde bucal em todos os seus aspectos, a MAPFRE Saúde – Odontológico conta com uma equipe altamente qualificada, desenvolvida por experientes profissionais do mercado e especialistas no ramo da odontologia, tendo como foco a gestão de saúde e a transparência das relações e informações para com os clientes. Sua linha de atuação é focada na melhoria da qualidade de vida de seus beneficiários. Para mais informações, entre em contato pelo telefone 0800 862 7373. Você não paga nada pela ligação.

ANS - Nº 41.895-1 Agência Nacional de Saúde Suplementar